RIO DE JANEIRO (Reuters) - Os preços internacionais do petróleo nos atuais patamares apertam o fluxo de caixa da Petrobras e deverão exigir vendas de ativos maiores do que as planejadas pela companhia para o biênio 2015/2016, disse nesta segunda-feira um

Neymar participou do primeiro gol e marcou o terceiro da vitória do Barcelona sobre a Juventus. Terminou a Liga dos Campeões como artilheiro do torneio mais disputado do planeta e pode sonhar com um lugar entre os postulantes à Bola de Ouro. Na comemoração, ele mandou um recado para quem ainda desdenha de suas conquistas.

"Estou muito feliz por fazer parte da história. Agora acho que não tem mais do que reclamarem, não tem mais o que falarem de mim. E não quero parar por aqui não", disse Neymar à ESPN.

O recado é para quem ainda duvida da eficiência e do talento de um jogador que, aos 23 anos, tem três Paulistas, uma Recopa, uma Copa do Brasil, uma Copa do Rei, um Campeonato Espanhol, uma Copa das Confederações, uma Libertadores e agora uma LIga dos Campeões. No torneio de clubes mais importante do mundo, foi o artilheiro com dez gols, ao lado de ninguém menos que Cristiano Ronaldo e Messi. 

"Acho que não tem palavras, não tem o que dizer. É uma emoção única, uma experiência única que eu pude viver e me consagrar campeão junto com minha equipe", disse Neymar, que explicou o choro após o apito final.  

"Vi que meus amigos estavam ali. O choro foi de levar tudo o que passei, sonhei com meu filho, o esforço, do esforço da minha família, das pessoas... Já passei muitos momentos maravilhosos, hoje com certeza é o maior  momento da minha carreira. É meu maior jogo, então com certeza esse dia vai ficar para a história", completou o brasileiro. 

Ampliar

Neymar ganhou Libertadores e Liga dos Campeões. Veja quem também já conseguiu8 fotos

5 / 8
Roque Junior - Campeão da Libertadores de 1999 defendendo o Palmeiras. Em 2003, o zagueiro brasileiro sagrou-se campeão da Liga dos Campeões pelo Milan Getty Images

COMO FOI O JOGO

  • Primeiro tempoO Barcelona teve o domínio da bola e levou mais perigo, mas a Juventus nunca foi presa fácil. Os piores momentos para os italianos foram os dez primeiros minutos. Aos 3, Rakitic completou uma linda linha de passe entre Neymar e Iniesta e abriu o placar. Dani Alves, em um chute de longe, exigiu uma grande defesa de Buffon. Daí em diante, a marcação da Juve acertou e os dois times passaram a dividir as chances, os alvinegros com finalizações de longa distância e os catalães com o ímpeto do seu trio de ataque. Até o intervalo, porém, ninguém mais marcou.
  • Segundo tempoO panorama do jogo se manteve. O Barcelona dominava e pressionava enquanto a Juventus marcava e se arriscava ocasionalmente. Em um desses ataques italianos, Tevez recebeu no meio da área, bateu de esquerda e Morata fez o gol do empate. O lance levantou a Juventus, que passou a ir com tudo para o ataque e parecia estar perto de uma virada. A equipe alvinegra chegou a pedir um pênalti de Dani Alves em Pogba, ignorado pelo árbitro. Só que um contra-ataque rápido dos catalães matou o jogo quando Messi arrancou, chutou firme e Suárez aproveitou o rebote de Buffon para recolocar o Barça à frente. Com a vantagem, os catalães ainda ampliariam aos 50 minutos do segundo tempo com Neymar, que com o gol terminou como artilheiro da Liga ao lado de Cristiano Ronaldo e Messi.